RESENHA DE “QUARTO” DE EMMA DONOGHU


 Eu nem sei dizer qual foi a sensação que eu tive quando vi pela primeira vez a capa do livro. Era algo tão bom e tão inocente que não duvido nada que uma criança tenha pintado e a editora resolveu digitalizar. Bem a capa foi uma das coisas que me chamou atenção no livro, depois fui ler a sinopse e soube que TINHA que lê-lo. E hoje é um dos meus favoritos, meu xodó, digamos assim.

A história é contada em primeira pessoa. O protagonista se chama Jack, e tem apenas cinco anos de idade, Ele vive no Quarto com sua mãe, na companhia do Tapete, da Televisão, do Guarda-Roupa (no qual ele dorme), e de várias outras coisas que ele chama pelo nome e em maiúsculo. Eles recebem eventualmente a visita do velho Nick que traz mantimentos, brinquedos e livros. O pequeno Jack nasceu naquele Quarto e o que passa na TV ele chama de Lá Fora.

A narrativa é incrível, você mergulha de cabeça na mente de uma criança de cinco anos, e por que não dizer até que vivemos a inocência dela?! É assim que você vai se sentir quando começar a ler Quarto. Toda essa inocência mascara o verdadeiro motivo de Jack e sua mãe estarem vivendo naquela prisão que ele chama de Quarto. A grande sacada do livro foi colocar a narração na boca do pequeno Jack, senão não seria tão bom.

Antes de ler eu pensei: “Ah, vai contar como é a vida deles nesse cativeiro e no fim eles vão fugir e fim de história”. Mas não! Sair de lá foi só o inicio para uma vida ainda mais complicada. Como explicar à uma criança que O Lá Fora era o lugar que eles deveriam estar desde sempre?

Com certeza é um dos meus preferidos, narração fácil e ágil, alias é uma criança que narra. Excelente trabalho da autora. Eu leria de novo.

 Por Ícaro Santana

0 comentários: