Novidades: Segunda Temporada 'Game of Thrones'


Para quem gosta da série dos livros e da tv de A Guerra dos Tronos, acho que vão adorar!

Atriz fala sobre as gravações da segunda temporada de 'Game of Thrones', da HBO

Em entrevista ao site de VEJA, Natalia Tena - que interpreta Osha na adaptação para TV da obra de George R.R. Martin - conta bastidores da segunda temporada, que vai ao ar em abril de 2012

Beatriz Ferrari
Natalia Tena como Osha, na série Game of Thrones, da HBO
Natalia Tena como Osha, na série Game of Thrones, da HBO (Divulgação)
'Quando consegui o papel, ainda não tinha lido nenhum dos livros. E comecei a ler o primeiro num avião, indo passar férias no Brasil.'
Natalia Tena, que interpreta a personagem Osha na série Game of Thrones, da HBO
As gravações da segunda temporada da série Game of Thrones já estão em andamento na Irlanda e no Marrocos e devem durar até dezembro. A adaptação para a TV do sombrio e intenso mundo criado pelo autor americano George R. R. Martin, em sua série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, porém, ainda tem muito o que contar se seguir a lógica de uma temporada por livro. Martin já publicou cinco volumes – três traduzidos no Brasil – e promete mais dois antes de encerrar sua saga de disputa pelo poder nos Sete Reinos. A nova temporada, inspirada no volume dois A Fúria dos Reis (Editora Leya, tradução de Jorge Candeias, 656 páginas, 44,91 reais), tem data de exibição marcada para abril de 2012 e conta com novos personagens que se juntam aos já conhecidos para amarrar a trama. 

Enquanto os fãs de George R.R. Martin se dividem entre os que esperam os últimos livros e os que aguardam as próximas temporadas na TV, o site de VEJA conversou com a atriz Natalia Tena, que interpreta o papel da selvagem Osha. Tena, que além de atriz é cantora e tem uma banda chamada Molotov Jukebox, esteve no Brasil em 2010 para apresentar-se com os músicos em Salvador. Na ocasião, havia acabado de gravar a primeira temporada da série. Aproveitou a viagem e incluiu em sua bagagem os livros já editados de Martin. ‘Devorou’, como ela mesma disse, todos os volumes no período em que permaneceu no país. 

Natalia, que já havia participado da série de filmes Harry Potter, falou sobre como as gravações se desenrolam nas diversas regiões do reino imaginário de Westeros. Explicou que o elenco se divide entre os diferentes núcleos da história e que as cenas são gravadas separadamente, a maioria na Irlanda e algumas no norte do Marrocos, onde vivem os personagens que fazem parte do universo de Daenerys Targaryen, uma jovem de 15 anos que tenta reaver a coroa que no passado foi de seu pai. E além de conversar sobre seu trabalho no seriado, Natalia aventurou-se no que a maioria dos fãs de Martin mais gosta de fazer: especular sobre o destino dos personagens e o fim da história – que ainda não tem data prevista.

As gravações da segunda temporada já terminaram? As gravações começaram em julho e devem terminar em dezembro, mas não tenho certeza, porque tudo muda muito, e o tempo todo. A série é gravada em Belfast, na Irlanda do Norte, em florestas ou nos sets, com exceção de algumas cenas litorâneas da Daenerys (personagem que disputa o trono, mas reside em uma terra distante do centro de ação dos livros), que foram gravadas no Norte do Marrocos. 

Como foi o teste para o papel de Osha? Tive que fazer algumas cenas em que ela usava um vestido marrom estranho. A minha personagem é selvagem e tinha que usar correntes nos pés. Era verão na época dos testes e eu tinha comprado um vestido marrom bem sexy. Customizei-o para ficar com um aspecto selvagem e usei correntes. Foi emocionante. 

Você já tinha lido os livros quando foi selecionada para o elenco? Quando eu consegui o papel, ainda não tinha lido nenhum dos livros. Eu comecei a ler o primeiro livro quando estava em um avião indo para o Brasil (pela primeira vez), no Natal do ano passado. Eu fui a Salvador com toda minha banda. Na mala, levei os cinco livros e dois vestidos. Devorei todos eles durante o período em que estive no Brasil e amei. De repente, percebi que os livros eram incríveis e o meu papel também. Tenho tantos personagens favoritos agora, que eu não conseguiria eleger apenas um. Eu amo as histórias construídas pela irmã do Theon Greyjoy, pela Arya, a Melisandre e o Tyrion.

Quanto tempo você passou no Brasil? Ficamos um mês no Brasil, passeando ao redor de Salvador. Conhecemos Praia Grande, Itacaré, Trancoso. Em todos os lugares que fomos, as pessoas dançaram muito com a nossa música. Foi lindo. A generosidade e o espírito brasileiros são realmente incríveis.

O texto de Martin é repleto de situações que surpreendem o leitor. Você se lembra te ter ficado ansiosa, ou aflita, durante a leitura? A cena que mais me assustou foi aquela em que Osha aparece pela primeira vez, ainda na primeira temporada. Ali, o autor estabelece como o público vai enxergá-la para sempre. É uma luta em que a Osha ataca o menino Bran. Tivemos de ensaiar, era uma situação delicada. Torci para conseguir fazer a luta parecer real e para dar o tom correto ao personagem. 

Muitos leitores têm uma curiosidade grande sobre o trono de ferro, que nos livros tem uma descrição detalhada e intensa. Você já o viu em cena? Não, ainda não. Mas eu queria ter um igual no meu jardim ou na minha sala (risos). Eu só gravo com os personagens do Norte, com cenários do Norte. O trono fica no set de gravações das cenas que se passam no Sul. Eu não sei nada do que se passa nas gravações do Sul. Nem conheci os atores que fazem os personagens do Sul.

Como é o ambiente de gravações de Game of Thrones em comparação ao de Harry Potter? Ambas são grandes produções. Harry Potter era cinema, portanto tudo tinha uma proporção maior e as gravações fluíam com mais rapidez, em geral. Mas o clima entre as pessoas, os atores é diferente. Harry Potter era uma fantasia mágica com crianças. Game of Thrones é uma história para adultos, sobre violência e luxúria. 

Você tem uma teoria para o fim da história? Eu não sei de nada, mas como todo mundo que leu os livros, tenho o desfecho que gostaria. Eu queria que a Arya Stark fosse rainha, casada com Gendry.

E a Daenerys? Ohhhh, me esqueci da Daenerys! Então eu quero a Arya governando o Norte e a Daenerys como rainha do Sul (risos).

2 comentários:

mila disse...

Oi Flor, não vejo a hora da série começar, to contando os dias!! éssa atriz é 10, eu ja adorava ela quando ela fez a Tonton de Harry potter, ela é uma ótima atriz, uma coisa q podemos dzier infelizemnte é que nao podemos nos apegar nos personagens do livro né, vira e mexe o autor resolve matar alguem, nunca se deve ter um preferido, a Arya como a atriz falou é uma personagem bem forte, adoro a Dragão, esqueci seu nome....

beijosss :)
http://dailyofbooks.blogspot.com/

Renata Leite disse...

Oi Mejilla!
Sabe, tenho muita vontade de ler o livro da série! Dizem que é muito bom! Então se o livro é bom, a série deve ser ótima! Não vejo a hora de ver!
Beijos, Renata :)